quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Memória do Rádio e da Radionovela


Comentário inicial: é importante conhecermos a história de nosso veículo de comunicação. O brasileiro que não vive sem rádio, infelizmente, sofre pela falta de memória. Como não podemos esperar que a mídia da burguesia nos traga de volta a memória e menos ainda a crítica, este blog da sua entidade traz, modestamente, esta contribuição. Divirja, debata, comente e conheça a história de nosso meio de comunicação e ferramenta de luta. O rádio é um patrimônio do povo brasileiro e vamos defendê-los às últimas consequências.


INTRODUÇÃONão há como se falar da história da televisão brasileira sem citar a história do nosso rádio. Esse advento, trazido para cá por Roquette Pinto é sem dúvida nenhuma, o braço forte da TV, já que em qualquer lugar, na praia, no campo, no trânsito das metrópoles e no engarrafamento das estradas do país ela estará para nos auxiliar. Com o apoio do nosso parceiro NetHistória e pelo provedor MediaCast disponibilizamos a vocês links inserido na história abaixo, para que vocês ouçam raridades do rádio brasileiro. Não esqueça de clicar sobre os links. Desejamos a todos, um bom proveito!A SEMANA DE ARTE MODERNA1922 é ano chave para a compreensão do Brasil de hoje. Em época alguma da história brasileira tantas rupturas ocorreriam , e de tal forma profundas , a moldar uma nova sociedade . Por estímulo de poucos e a desconfiança de quase todos o gigante adormecido finalmente embarcava na modernidade. Como de esperar as denominadas elites nacionais acompanharam com distanciamento e descrédito os acontecimentos que marcaram o início da agonia da República Velha e que se estenderia até 1930 quando da derrocada e substituição por uma outra elite - igualmente conservadora e insensível - agora moldada no personalismo autoritário de Getúlio Vargas . Observe-se o calendário de acontecimentos de 1922 . Já em fevereiro acontece em São Paulo a Semana de Arte Moderna que segundo Paulo Prado , um dos organizadores da Semana , pretendia assustar essa burguesia que cochila na glória de seus lucros. Burguês e rico fazendeiro do ramo cafeeiro pressentia a fragilidade e as tenebrosas perspectivas da instável e desgastada aliança entre cafeicultores e políticos carcomidos . Daí alguns ricos burgueses acolherem com simpatia - e dinheiro - aquele bando de intelectuais classe média ansiosos por : luz , ar , ventiladores , aeroplanos , reivindicações obreiras , idealismo, motores, chaminés de fábricas , sangue , velocidade , sonho na Arte, como Menotti del Pichia explicava para a imprensa paulista os objetivos da Semana . O sisudo jornal O Estado de S.Paulo , que referia-se aos modernistas como futuristas , na edição de 18/02/1922 dá conta do que andou acontecendo no Teatro Municipal de São Paulo : Na última pagodeira da Semana Futurista foi preciso fechar as galerias para evitar que o palco se enchesse de batatas. O NASCIMENTO DE UM PARTIDOUma semana após a conclusão da Semana, enquanto os funcionários da faxina recolhiam do palco do Municipal as batatas , tomates e ovos com os quais o público brindara o début espalhafatoso da geração modernista e seu clamor por mudanças nas artes , um outro grupo , discreto e atento de bolcheviques , ex-anarquistas e maximalistas , ao todo nove militantes, reunia-se nos fundos de uma modesta casa na longínqua Niterói e fundava o Partido Comunista do Brasil que , entre períodos de legalidade e clandestinidade , viria a constituir a agremiação política de maior longevidade em toda nossa história política. Seu primeiro secretário geral , o barbeiro Abílio de Nequete , seria preso ainda em 1922 , logo após a primeira manifestação pública do partido . Solto optou pelo retorno ao cotidiano quase nada ideológico de sua barbearia , abrindo espaço para o jornalista Astrojildo Pereira que consolidaria e ampliaria a ação do partido por todo o Brasil. Isto até 1931 quando o processo de proletarização do partido colocou na berlinda a ala intelectual e bem apessoada , levando à direção os proletários autênticos com seus macacões sujos de graxa , as mãos calejadas pelo trabalho pesado e quase nenhuma afeição pela razão. Enquanto o PCB iniciava sua histórica trajetória de rachas e defecções nos quartéis do exército a situação estava mais do que esquentando . A jovem oficialidade , oriunda dos estratos humildes da sociedade , mostrava-se sensível aos clamores populares por mudanças na estrutura de poder . AS CRISES GOVERNAMENTAISA eleição presidencial de 1922 foi vencida pelo mineiro Artur Bernardes reforçando o poder das velhas oligarquias , representado pela dobradinha São Paulo - Minas Gerais no revezamento do exercício da presidência . Mas na década de vinte já era visível a chamada crise das instituições , afloram problemas na política de valorização do café e as camadas médias e o proletariado amplificam - especialmente através da emprensa escrita - o clamor por reformas, moralização e combate à caristia. Quando o presidente Epitácio Pessoa resolve enquadrar a oficialidade fechando o Clube Militar e colocando na prisão a maior patente do exército o marechal Hermes da Fonseca (aquele da frase: a política passa e o Exército fica), explode a primeira revolta militar em 5 de julho de 1922 que terminara de forma melancólica no chamado episódio dos 18 do Forte. Era na verdade o início da movimentação reformista dos denominados tenentistas que chegarariam ao poder em 1930, após uma outra tentativa frustada em 1924 em São Paulo. Da situação teriam proveito Epitácio Pessoa e o presidente eleito Artur Bernardes que reagem com repressão draconiana à oposição e um estado de sítio que perduraria até 1926, quando é eleito o paulista Washington Luís (o "Paulista de Macaé"), o último da Velha República. Mas nem tudo resumia-se em crise no Brasil de 1922 e, se as coisas não andavam bem por aqui, pior na Europa onde na Itália Mussolini marchava sobre Roma e tomava o poder no grito, enquanto circunspectos alemães iam à feira carregando uma cesta cheia de marcos e voltando com um punhado de comida. O caminho para o autoritarismo e a demagogia chegar ao poder estava aberto para figuras esquizofrênicas como aquela do frustado pintor Adolf Hitler que em 1923, pela primeira vez, tenta um golpe de estado. Foi para a cadeia e solto deu no que deu. O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIAO Brasil comemorava em 1922 o primeiro centenário de vida independente e o governo federal resolveu comemorar com diversas solenidades a máxima data nacional . Um evento destacava-se pelo porte e pretensão: a Exposição Internacional do Rio de Janeiro destinada a mostrar o avanço tecnológico e incentivar o intercâmbio comercial entre as nações . No dia 7 de setembro de 1922 os visitantes iriam se deliciar com uma novidade que introduziria o país no mundo da comunicação de massa : o rádio . O discurso presidencial foi transmitido por alto-falantes distribuídos pelos pavilhões da Exposição e à noite, diretamente do Teatro Municipal , transmitiu-se através dos equipamentos radiofônicos da Westinghouse a ópera O Guarani de Carlos Gomes. O Brasil não seria mais o mesmo a partir de então. Desde 1920 o rádio vinha se difundindo pela Europa e Estados Unidos . Os aparelhos receptores eram precários e montados pelo próprio interessado que juntava , numa pequena caixa , um cristal de galena , um indutor , um condensador de sintonia e fone de ouvido , tudo acoplado a uma antena improvisada junto ao varal de roupas. Não utilizava energia elétrica e a audição - conseguida com muito trabalho de tentativa de sintonia - era individual. RÁDIO, O NOVO PASSATEMPO BRASILEIROOs aparelhos receptores elétricos só surgiriam com a expansão do número de emissoras e eram caríssimos . A programação no início, além da precariedade dos equipamentos transmissores e receptores , tinha um caráter não comercial e voltava-se a emissões educativas e culturais , durava algumas poucas horas e era produzida por grupos entusiastas que faziam do rádio uma forma de passatempo. Os membros associativos pagavam uma taxa de contribuição e a estação somente ia ao ar após autorização governamental já que o rádio era enquadrado como uma forma de telegrafia e , portanto, assunto de segurança nacional . O depoimento de Almirante (1) , um dos pioneiros do rádio brasileiro constata as dificuldades e o novo elemento no cenário urbano : ... a cidade transformou-se em floresta de antenas . Não havia residência que não ostentasse sobre o telhado , ou pelos quintais , os fios horizontais para a captação das ondas hertzianas (...) Havia também o enervante problema das ligações das galenas com suas agulhas para a obtenção de um bom contato . Ainda , segundo Almirante , para solucionar o problema do contato com a galena para uma boa sintonia , as duas emissoras cariocas existentes em 1924 optaram por um revezamento : Uma transmitia somente às segundas , quartas e sextas , e , a outra às terças , quintas e aos sábados . Aos domingos não se ouvia rádio . Outro pioneiro , Renato Murce , lembra que os ouvintes associados colaboravam com uma taxa mensal de 5 mil réis. O PIONEIRISMO DA RÁDIO SOCIEDADEA primeira emissora a surgir no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro , propriedade do escritor e cientista Roquete Pinto e do cientista Henrique Morize. Foi ao ar pela primeira vez em 20 de abril de 1923 , já contando com uma programação regular que incluía jornais falados , aulas e música … muita música . As gravações (discos) já eram populares por aqui . Desde 1900 a Casa Edison vendia no Rio e São Paulo discos e fonógrafos .Data de 1902 a primeira gravação brasileira com o cantor Baiano interpretando Isto é bom. A segunda emissora carioca foi a Rádio Clube do Brasil surgida em 1924 .Em São Paulo a pioneira foi a Rádio Educadora Paulista , inaugurada em novembro de 1923 . Viria a seguir a Rádio Clube de São Paulo em junho de 1924. INTEGRAÇÃO, O RIO CHEGA A SÃO PAULOEm 15 de novembro de 1926 um marco histórico , os ouvintes de São Paulo ouviram pela Educadora uma transmissão direta do Rio de Janeiro de um concerto em homenagem ao recém eleito presidente da República o paulista Washington Luís . Nesta época estimava-se em 26.000 o número de aparelhos receptores existentes no Brasil. O rádio dava inicio à aproximação entre os principais centros econômicos do país , o conceito de distância e isolamento social começa a ser repensado e as massas urbanas iniciam o acesso ao universo da informação eletrônica. Num país onde predominava o analfabetismo o rádio iria assumir um papel social fundamental . Até 1930 o rádio brasileiro resumiu sua missão àquilo que Roquete Pinto idealizava ser seu objetivo maior : promoção da educação e da cultura nacional . Vitoriosa a Revolução de 1930 , Vargas e os tenentistas vislumbram o potencial político e econômico do rádio e trataram de criar legislação específica reservando ao governo poder absoluto em relação ao novo e poderoso instrumento de comunicação. RECORD E O PRAGMATISMO RADIOFÔNICOAssim a autorização para funcionamento passa a ser a título precário podendo ser cancelada a qualquer momento . Se por um lado havia um rígido controle por parte do governo , coube a este acelerar sua difusão ao autorizar a partir de 1º de março de 1932 a propaganda comercial . Ainda em 1932 explode o Movimento Constitucionalista de São Paulo e o rádio demonstra pela primeira vez toda sua enorme potencialidade informativa e política. A Rádio Record de São Paulo , adquirida em 1931 por Paulo Machado de Carvalho, assume o papel de porta-voz do movimento insurrecional e pelas vozes de três locutores : César Ladeira , Nicolau Tuma e Renato Macedo , tendo por fundo musical a marcha Paris Belfort , levava a todo país o noticiário dos revoltosos paulistas furando o bloqueio da censura varguista . Derrotados os paulistas e a abrandada a censura o rádio brasileiro toma novos rumos. A liberação dos anúncios amplia o universo de penetração e a função educativa/cultural cede espaço para a diversão popular com os programas de variedades , voltados para as imensas massas urbanas ávidas de lazer e diversão. A POPULARIZAÇÃO DA RÁDIOO rádio passa a influenciar o comportamento e gostos das camadas populares e surgem os primeiros ídolos : Francisco Alves ("O Rei da Voz" ou também chamado de Chico Viola) , Carmem Miranda (a "pequena notável"), Mario Reis , Noel Rosa , Dalva de Oliveira , Araci de Almeida...popularmente conhecidos como cantores do rádio e imortalizados nos versos da canção de Lamartine Babo e João do Barro: "Nós somos os cantores do rádioLevamos a vida a cantar De noite embalamos teu sonho De manhã nós vamos te acordar. Nós somos os cantores do rádio Nossas canções , cruzando o espaço azul, Vão reunindo , num grande abraço, Corações de norte a sul."O rádio transforma-se num fenômeno de massas e inicia-se a chamada Era do Rádio que durante um quarto de século predominaria no cenário social e da comunicação brasileira. O sociólogo Orlando Miranda (2) captou de maneira precisa este momento de consolidação da comunicação de massa entre nós : "O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira a partir de meados da década de 30 foi muito mais profundo do que a televisão viria a produzir trinta anos depois. " A MOBILIZAÇÃO E O RADIOJORNALISMODe certa forma , o jornalismo impresso , ainda erudito , tinha apenas relativa eficácia ( a grande maioria da população nacional era analfabeta ) . O rádio comercial e a popularização do veículo implicaram a criação de um elo entre o indivíduo e a coletividade , mostrando-se capaz não apenas de vender produtos e ditar "modas", como também de mobilizar as massas , levando-as a uma participação ativa na vida nacional. Os progressos da industrialização ampliavam o mercado consumidor, criando condições para a padronização de gostos crenças e valores. As classes médias urbanas ( principal público ouvinte do rádio ) passariam a se considerar parte integrante do universo simbólico representado pela nação. Com a entrada do investimento publicitário terminava a fase da improvisação e ampliava-se a concorrência . Em São Paulo a Rádio Record saiu na frente ao profissionalizar um setor onde predominava o amadorismo. Contrata profissionais da melhor categoria que passam a constituir o quadro permanente (na época chamado de cast) e exclusivo da emissora . Segmentou a programação criando gêneros de programas que atendessem aos diversos interesses dos ouvintes. A CONCORRÊNCIA INVENTA OS SLOGANSConcorriam com a Record emissoras como a Cruzeiro do Sul, Bandeirantes , Cultura , América e Difusora. Para fixar a marca junto ao ouvinte as emissoras passam a fixar slogans como Rádio Bandeirantes, a mais popular ; Rádio Gazeta , a emissora da elite , Rádio São Paulo , a voz amiga; Rádio Record , a maior ou a voz de São Paulo. Em 1937 entra em cena o poderoso Assis Chateaubriand que , a seu império jornalístico , decide incorporar o rádio , inaugurando em São Paulo a Rádio Tupy em 4/9/1937, ampliando sua cadeia nacional de comunicação, as Emissoras Associadas, agora não mais limitada aos jornais e revistas . Meses antes era inaugurada no Rio de Janeiro , em 12 de setembro de 1936 , aquela que iria se tornar na mais influente e importante emissora de rádio brasileira de todos os tempos : a Rádio Nacional . No início propriedade do grupo jornalístico A Noite e posteriormente em 1940 , durante a vigência do Estado Novo, encampada pelo governo federal e transformada na ponta de lança da propaganda varguista , não apenas no Brasil , mas irradiando com seus potentes transmissores para os cinco continentes. O CONCEITO DE PRIORIDADEEste deslumbramento de Vargas pelo rádio já vinha de bem antes , provavelmente reflexo dos problemas ocasionados pela Record durante a revolta paulista em 1932 e a lição que vinha da Alemanha nazista. Logo após assumir o poder em 1933 , Hitler nomeou para o poderoso Ministério da Propaganda Joseph Goebbels que imediatamente elencou o rádio como prioridade nacional: todo alemão deveria ter um rádio em casa. Lenin, ao assumir na Rússia em 1917, priorizou o jornal e o cinema e assim foi , mesmo após a popularização do rádio. Talvez esteja aqui a raiz da inexplicável ojeriza da esquerda brasileira pelo meio rádio , um (mais um) erro histórico da corrente progressista e intelectual que optou pelo encastelamento nas redações dos jornais , num país onde o analfabetismo e a baixa renda sempre predominou. Ficou , assim , aberto amplo flanco para a penetração ideológica populista / conservadora , que habilmente captou e manipulou o potencial radiofônico , atingindo com habilidade esta parcela da população. TODO POTENCIAL TEM LIMITESNão por acaso o rádio sempre foi o meio de comunicação mais perseguido e censurado nos períodos de autoritarismo. A direita conhece bem o potencial estratégico e político do rádio e um estudo de sua presença na eleição de amplo contigente de candidatos populares ao longo das diversas eleições ainda está por ser feito . Os setores progressistas não atentaram sequer para o fato que em 1961 uma rede mambembe de rádios, a Rede da Legalidade, a partir de Porto Alegre mobilizou o Brasil e impediu um golpe de Estado que levaria ao poder a facção mais conservadora da política brasileira , quando do episódio da renúncia de Jânio Quadros . O poderoso populismo radiofônico ( e agora também televisivo) assume na atualidade novos contornos - e novamente com amplo sucesso - pelo uso das seitas religiosas e messiânicas que veiculam pelo rádio o comércio da esperança e da felicidade. Por seu lado o rancoroso jornalismo brasileiro , permeado pelo discurso ideológico, negativista e catastrófico , transformou-se num foco de denuncismo , sensacionalismo e total ausência de perspectivas para o país,, desprezando os setores mais populares que não são considerados um potencial mercadológico e , muito menos , ideológico. Em 1934 Vargas que habilmente percebeu este equívoco criou a Hora do Brasil, transmissão em cadeia nacional obrigatória no horário das 19 às 20 horas e que até hoje permanece no ar . Mas era pouco. A Nacional deveria ocupar 24 horas de transmissão e ser imbatível em audiência em todo território nacional . Os cofres públicos foram generosos e em breve a emissora era uma das cinco mais potentes do mundo . Sua programação em quatro idiomas levava ao exterior a ideologia do Estado Novo e a imagem de uma potência em formação . Por trás a presença do temido DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e de nosso Goebbels tropical: Lourival Fontes. A Nacional reuniu o maior elenco de talentos , introduziu e consolidou gêneros ainda não tradicionais no rádio. E esta, além de sua tradição, inventou programas que permaneceram no ar por décadas, tanto na TV como no rádio. Um grande exemplo disso é o Repórter Esso (tendo como seu mais famoso locutor de rádio o repórter Heron Domingues) que depois viria a se tornar programa da TV Tupi (SP) e demais Emissoras Associadas, de 1950 a 1970. Este programa, que com sua popular fanfarra, anunciava a notícia depois do seu conhecido lema:- "Aqui quem fala é o Repórter Esso, testemunha ocular da história."Foi de extrema importância a cobertura da 2ª Guerra Mundial feito pelo Repórter Esso, na Rádio Nacional(RJ) e Rádio Record(SP). Desde o relato preciso das batalhas, os avanços das tropas brasileiras até mesmo o anúncio do fim da guerra, onde até mesmo na alegria sempre o locutor permanecia com o mesmo timbre de voz, mantendo um mesmo ritmo ao decorrer do noticiário (este era o "padrão Repórter Esso"), fato que ímãtizava o ouvinte, esperando anciosamente pela próxima notícia, que não se sabia se seria boa ou má, mas que expressamente se passava, aliviando a tensão do ouvinte. Estes estavam presentes até na hora da formação das rede entre as emissoras de rádio para prestar uma homenagem aos pracinhas brasileiros.Outros programas famosos que se tornaram programas de TV depois seriam os humorísticos Programa do Nhô Totico, da Rádio São Paulo; PRK-30 e Balança, Mas Não Cai, da Nacional do Rio; além do infantil Club do Papai Noel (com Homero Silva e Sônia Maria Dorse), da Rádio Tupi. Da Nacional ainda tivemos para TV a adaptação das aventuras da série Jerônimo, o Herói do Sertão. Duas adaptações foram feitas, uma vez pela TV Tupi e outra pelo SBT, quando este ainda utilizava o nome de TVS, na década de 80.ENTRE O FUTEBOL E O TEATROUm destes gêneros consolidados foi o da transmissão de jogos de futebol que teve como pioneiro o locutor Nicolau Tuma da Rádio Sociedade Educadora Paulista que transmitiu , em 19 de julho de 1931 , uma partida entre as seleções de São Paulo e Paraná , no campo da Chácara Floresta , no bairro da Ponte Grande na cidade de São Paulo (3). Os paulistas venceriam por 6 a 4. Em breve a Nacional impunha seu padrão de qualidade não apenas ao futebol , mas em especial nos shows de auditórios. Mas seria com seus programas de radioteatro e radionovelas que a Nacional iria conquistar seus índices de audiências mais significativos . Tentativas de levar o teatro ao rádio já aconteciam desde a metade dos anos 30 . No Rio o programa Teatro Leopoldo Fróis era sucesso na Rádio Transmissora do Rio ; em São Paulo o Teatro Manuel Durans da Rádio Record é lembrado como pioneiro. Todos levavam uma peça completa apresentada em três atos . Mas em junho de 1941 uma nova era do rádio brasileiro começou quando o locutor da Nacional anunciou: -"Senhoras e senhoritas , o famoso creme dental Colgate apresenta o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco , em adaptação de Gilberto Martins : Em Busca da Felicidade."Esta novela de origem cubana fora traduzida e a , um segmento de mercado desprezado pelas verbas publicitárias e que no entanto representava a maior parcela de audiência nos horários matutino e vespertino. Segundo Renato Ortiz (4) a radionovela surge no Brasil como um produto importado seguindo produzida pela Standard Propaganda , agência de publicidade que administrava a conta da Colgate - Palmolive no Brasil e pretendia explorar uma fórmula já testada com sucesso nos Estados Unidos e em países latinos, oferecendo programas voltados às donas de casum padrão preestabelecido: a) temática é folhetinesca e melodramática;b) o público visado é composto por donas de casa. AS NOVELAS DA SÃO PAULOA pequena Rádio São Paulo dá abrigo a Oduvaldo Vianna , que retornando de uma temporada como correspondente do jornal A Noite em Buenos Aires , trazia como grande novidade o enorme sucesso das novelas transmitidas pela Radio El Mundo. Entusiasmado Oduvaldo escreveu algumas novelas e , inutilmente , procurou patrocinadores . Convidado a dirigir a Rádio São Paulo aceitou o cargo e aproveitou para levar ao ar sua radionovela : A predestinada. O sucesso foi tão rápido e consistente que em poucos meses a emissora situava-se como líder de audiência em São Paulo. Qual a receita deste inesperado sucesso ? A radionovela resgatava , de alguma forma , o imaginário popular reproduzindo através dos contos e casos do cotidiano simples e sofrido da brasileira típica da época : a dona de casa . Em se tratando do universo feminino , numa época em que predominava o comportamento submisso , fruto de uma cultura historicamente machista e autoritária , a radionovela - bem como sua irmã mais próxima : a fotonovela - priorizava temáticas próximas ao papel possível em uma sociedade em transição do rural para o urbano , do arcaico para o moderno. A DESIGUALDADE ENTRE OS SEXOSUm retrato fiel da condição feminina no Brasil deste período surge em algumas pesquisas feitas pelo IBOPE no Rio de Janeiro , na época capital do país e portanto centro mais avançado nas questões comportamentais . Em 1951, 65,2% dos cariocas apoiavam a ação da polícia em reprimir casais trocando beijos em locais públicos. Por outro lado 57 % dos entrevistados afirmavam ser contrários à possibilidade da mulher desfrutar dos mesmos direitos dos homens. O comentarista do IBOPE resumiu os dados da amostragem desta forma : O homem continua acreditando firmemente no patriarcado(...) revolta-se contra as reivindicações feministas , acreditando que o lugar da mulher é em casa, tomando conta dos filhos e solucionando problemas domésticos (5). O SURGIMENTO DOS MITOSVoltada para um público onde a subserviência e alienação ditam o modo de agir, a radionovela exerceu papel importante ao reforçar os papéis femininos desejáveis, fortemente enraizados nos quatro mitos da cultura cristã - ocidental em relação à mulher: o amor, a paixão, o incesto e a pureza. Estes elementos, fortemente prresentes na cultura latina foram assimilados, codificados e transformados de modo a constituir um produto rentável e facilmente palatável, seja para o ouvinte quanto aos interesses financeiros de mercado . Assim , formatado como um produto direcionado à mulher, os temas desenvolvidos priorizavam as questões ligadas à busca do casamento (objetivo final de toda mulher de família) ; mulheres traídas e/ou abandonadas (decorrência do casamento frustrado) ; mães solteiras (casamento não consolidado) rejeitadas pela família e pela sociedade; adultério (casamento em crise pela incapacidade da mulher em completar os anseios do marido) ; preservação da pureza feminina (condição necessária para concretizar o casamento ) e pecados carnais e luxuriosos (o sexo extra-casamento, novamente causado pela incapacidade feminina e reservado exclusivamente ao homem). A REDENÇÃO E O PERDÃO FEMININOSó pelo sofrimento , submissão e lágrimas poderia atingir a redenção e perdão . Pecadora por natureza , desde o deslize pioneiro de Eva, a cobrança e desprezo seria seu eterno destino. A fórmula constantemente repetida , em dezenas de capítulos, conduzia o enredo a situações extremas , privilegiando o lado dramático e romântico do enfadonho cotidiano feminino. No auge da emoção o capítulo era interrompido estrategicamente, deixando no ar a dúvida sobre o desdobramento do dia seguinte. Tudo graças ao apoio do anunciante, normalmente sabonetes e produtos de toalete direcionados ao embelezamento feminino. É dessa época o indefectível reclame cantado por duas vozes femininas e uma masculina: "As rosas desabrocham, Com a luz do sol, E a beleza das mulheres, Com o creme Rugol".Outros famosos reclames foram o das Hepatinas Nossa Sra. da Penha, Pílulas de Vida do Doutor Gross, Cafiaspirina (Química Bayer), Óleo e Brilhantina Colgate, Creme Dental Kolynus, Vigorelli, Fusca, Coca-Cola, Sabonetes Lux Luxo e Gessy-Lever, entre muitos outros. O MELODRAMA CONQUISTA OS LARESOs títulos das novelas , bem como das fotonovelas, filmes mexicanos , argentinos e italianos exibidos em grande quantidade nos anos quarenta e cinqüenta , deixam claro o tom melodramático e a necessidade de fazer chorar e sofrer : Almas desencontradas; Prisioneira do Passado; Sonhos Desfeitos; Mais forte que o amor; Perdida ; Mulher sem alma e - a maior de todas - O Direito de nascer do cubano Félix Cagnet , cujo enredo tinha início com a frase bombástica de Maria Helena (futura mãe de Albertinho Limonta) : -"Doutor , não posso ter este filho que vai nascer."Primeiramente na voz de Walter Foster na Rádio Tupi de São Paulo e de Paulo Gracindo na Nacional do Rio de Janeiro o personagem de Albertinho Limonta , pela primeira vez na história da comunicação brasileira , levou a população a um estado de comoção. O mesmo sucederia nas diversa vezes em que foi exibida pela televisão. Registra Ismael Fernandes em Telenovela Brasileira: Memória que o último capítulo em 13 de agosto de 1965 foi seguido de uma festa no Ginásio do Ibirapuera¸ totalmente lotado e numa espécie de neurose coletiva o povo gritava os nomes dos personagens e chorava por Mamãe Dolores, Maria Helena e Albertinho. A TERAPIA DA COMPRAO autor , o cubano Felix Caignet, tinha , bem claro , o poder melodramático e mercadológico de sua produção , como esclareceu em depoimento na publicação cubana : Revolución y Cultura , transcrito no livro de Renato Ortiz , acima mencionado: -"Elas consumiam os produtos que meus programas anunciavam. Eram pobres e sofriam. Desejavam chorar para desafogar suas lágrimas . Eu estava obrigado a escrever para elas e facilitar-lhes o que necessitavam , porque enquanto choravam ,descarregavam sua própria angústia.". Nas emissoras do ABC o gênero consolidou-se na forma de rádio teatro como o Grande Teatro de Emoções apresentado na Rádio Independência de São Bernardo do Campo e que levava ao ar , no final da década de 50, peças produzidas por Guido Fidélis e Oswaldo Russi . A mesma dupla escreveu para a Rádio São Paulo em 1958 a novela Remorso . Pelas ondas da ZYR - 82 , Rádio Emissora ABC , ia ao ar aos sábados o Grande Teatro Philips com textos de Alves Cabral e Edson Lazari. Segundo Silvia Borelli e Maria Celeste Mira (6) a partir dos anos 60 a radionovela perde espaço para a telenovela , até desaparecer em 1973. Segundo estas pesquisadoras: com a consolidação da telenovela , risos , lágrimas , medos e ansiedades passam a ser visualizados.(...) O melodrama ocupou novos territórios ; construiu sua hegemonia original e passou gradativamente a conviver com aventuras , comédias , policiais , até a plena explosão da diversidade ficcional na televisão , a partir dos anos 70 . A DECADÊNCIA DA ERA DO RÁDIOA Rádio São Paulo solitária e solidária acompanhou a decadência do gênero radiofônico e sua transposição vitoriosa para a televisão. Em 1967 a PRA-5 foi vendida por Paulo Machado de Carvalho para as Emissoras Coligadas e por sete anos produziu radionovelas destinadas à retransmissão por emissoras do interior . Neste período até o final em 1974 a direção da emissora ficou em mãos de um sulsancaetanense - Mario Jorge Montini - que desde 1949 emprestou sua voz de galã a centenas de episódios de emoções e lágrimas que rolaram pelas ondas da PRA-5 Rádio São Paulo. Após 75 anos o rádio pelo seu poder de penetração , popularidade , baixo custo e mobilidade permanece imbatível como meio de comunicação. Somos o segundo país do mundo com mais de 3.000 emissoras em operação , sem contar as mais de 5.000 classificadas como comunitárias , alternativas ou mesmo piratas. Com estas somadas ultrapassamos os Estados Unidos . Um mercado extraordinário . A mais incrível e revolucionária invenção humana. Uma ode à mais enigmática das capacidades do ser humano: a imaginação . Referências bibliográficas:1 - Cabral ,Sérgio . No tempo de Almirante . Rio de Janeiro . Francisco Alves Editora . 1990 .2 - Abril Cultural . Nosso Século . Volume 5 . São Paulo . Ed.Abril. 1980 3 - Soares , Edileuza . A bola no ar . São Paulo . Summus Editorial . 1994 4 - Ortiz , Renato . Telenovela : história e produção . São Paulo .Ed.Brasiliense . 1989 5 - Gontijo , Silvana . A voz do povo . Rio de Janeiro . Ed.Objetiva . 1996 6 - Borelli, Silvia H.S. e Mira, M.C. Sons , imagens ,sensações :radionovelas e telenovelas no Brasil. São Paulo . Intercom . Vol XIX . N. 1. 1996.
Textos escritos por Antonio de Andrade, que é Mestre em Comunicação Social e professor nos Cursos de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Extraído da Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul (São Paulo).

Um comentário:

Jhonny People disse...

Estou fazendo uma pesquisa sobre as RADIONOVELAS BRASILEIRAS.Desde 1989 sou Ator/Diretor de teatro e desde 1991 Radialista - Loucutor Entrtevistador.Mais de 20 peças motadas, alguns vídeos produzidos e alguns programas de rádio.

Lancei um livro sobre a história do município de Rafael Jambeiro-BA e outros municpios do sertão e recôncavo da Bahia.

Preciso fazer uma monografia sobre a RADIODRAMATURGIA como forma de entretenimento e informação.
Quem tiver material disponível mande para o meu e-mail abaixo:

eddysantanaster@gmail.com.br

Um verdadeiro ABRAÇO para todos vocês.

Eddy Santana